Saiba como Consultar um Título Protestado no Cartório de Forma Gratuita

sexta, 05 de julho de 2019
Saiba o que é um título protestado e como consultar um protesto de forma gratuita

Protesto nada mais é que ter seu nome negativado junto aos órgãos de restrição ao crédito. Isso acontece quando você tem uma ou mais dívidas que não foram pagas e a pessoa ou empresa credora foi a um cartório e registrou o não recebimento do valor da dívida. Portanto, a partir de então, a dívida é oficializada e o nome do devedor passa a ser negativado ou como popularmente é conhecido, “nome sujo”.

Os Cartórios de Protestos de Títulos são órgãos vinculados aos Tribunais de Justiça (TJs), para onde são enviadas denúncias de credores a respeito de pessoas físicas ou empresas que deixaram de pagar um cheque, uma quantia em dinheiro ou qualquer tipo de título de comércio. Em seguida, o tabelionato analisa a denúncia e intima o devedor, que, caso não compareça, pode ficar com o nome sujo na praça.

Título processado pode ser nota promissória, contrato, cheque ou duplicata. O que pode ser protestado são as partes que ainda faltam ser pagas de uma mesma dívida, ou seja, quando paga, a mesma dívida não pode ser protestada novamente.

Quando o nome de alguém está protestado ou negativado, ela não consegue abrir contas em bancos, nem solicitar empréstimos, comprar com pagamento a prazo, solicitar aumento de limite de crédito em cartão e até mesmo arranjar emprego.

Para saber quando um nome está protestado ou negativado, existe uma ferramenta online do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, onde a consulta pode ser realizada pelo site www.pesquisaprotesto.com.br/ Para isso, basta digitar o numero de CPF e clicar em pesquisar. Este tipo de pesquisa é gratuita.

Fonte: https://blog.megaconsultas.com.br/saiba-como-consultar-um-protesto/